As Origens

Os primeiros nomes eram “Across the Hall”, “Six of One”, “Insomnia Cafe” e “Friends Like Us”, mas foi com o título “Friends” que esta série começou a ser transmitida nos EUA a 22 de Setembro de 1994 na NBC, ganhando quase sucesso imediato (só com as repetições da primeira temporada em ‘95 é que aquilo andou para a frente). “Friends”, no seu primeiro ano, contou com crossovers (cruzamentos entre séries) com “Caroline In The City” (transmitida pela SIC Comédia sob o título “Carolina na Cidade”), onde Chandler (sim, mesmo o personagem) entrou num episódio, e “Mad About You“, de onde vem a irmã gémea de Phoebe, Ursula (ambas por Lisa Kudrow). Também no seu primeiro ano a série contou com a nomeação para Melhor Comédia (que foi para “Frasier“).

Durante a sua longa exibição, “Friends” obteve mais de 250 nomeações para os mais variados prémios, ganhando 2 em 14 SAGs (Melhor Elenco de Comédia em 1996; Melhor Actriz de Comédia para Lisa Kudrow em 2000), 12 em 12 People Choice Awards (Melhor Nova Série de Comédia em 1995; Melhor Série de Comédia entre 1999 e 2004 e Melhor Actriz para Jennifer Aniston entre 2000 e 2004), 1 em 10 Globos de Ouro (Melhor Actriz em Comédia para Jenifer Aniston em 2003) e 6 em 63 (!) Emmys (Melhor Realizador para Michael Lembeck em 1996 pelo episódio “TO After The Superbowl”; Melhor Actriz Secundária em Comédia para Lisa Kudrow em 1998; Melhor Actor Convidado em Comédia para Bruce Willis em 2000; Melhor Comédia Melhor Actriz Principal em Comédia para Jennifer Aniston em 2002 e Melhor Actriz Convidada em Comédia para Christina Applegate em 2003).

“Friends” acabou nos EUA como uma das séries de comédia mais famosas de sempre. O seu episódio final, “The Last One”, fez uma audiência de 52.5 milhões de pessoas, embora o episódio mais visto tenha sido “The One After The Superbowl”, por 55,9 milhões de telespectadores.

Transmitido em mais de 70 países e dobrado em cerca de 25 línguas (incluíndo Português, na sua primeira transmissão no nosso país), “Friends” é um dos símbolos da Cultura Pop Mundial desde os anos 90 até hoje.

< História

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: